 
Tirarem da morte a vida, do
veneno produzirem alimento e o pão de cada dia, é algo que não facilmente
conseguem os homens. O maravilhoso vegetal chamado de "mandioca" nos
apresenta este fenômeno ou presta-se a realizá-lo.
Sua origem americana está fora
de qualquer dúvida, ainda que seja cultivada na Ásia e na África tropical. A
ciência incorporo-a na família das "euphorbiaceas", que se
distinguem por seu suco leitoso, muitas vezes peçonhento, que vertem por
incisão. Da raiz que lhe confere a importância da mais notável e proveitosa
do Brasil, levanta-se um arbusto de dois metros, cujas folhas em ordem de dedos
se parecem com mãos abertas.
Planta-se a mandioca, cavando a
terra em montículos e colocando em cada um três ou quatro pauzinhos da vara,
tendo porém, o cuidado de quebrá-los à mão ou cortá-los à faca, porque
deitam leite onde nascem e se geram as raízes.

Ouçamos agora de Gabriel Soares
como no século XVI, se preparava esta comida nacional:
"E para se aproveitarem, diz
o narrador, os índios, depois de arrancar suas raízes, raspam-as muito bem
até ficarem alvíssimas, o que fazem com cascas de ostras e depois de lavadas,
ralam-as em uma pedra,espremem a seguir, esta massa em um engenho de palma
(espécie de cesto cilíndrico) a que chamam de "tupitim" (tipiti) que
lhe faz lançar a água, que tem, toda fora, ficando a massa enxuta, da qual se
faz a farinha que se come, que cozem em alguidar, para isso feito, em o qual
deitam esta massa, e a enxugam sobre o fogo, onde uma índia a mexe com um meio
cabaço, com quem faz confeitos, até que fique enxuta e sem nenhuma humildade e
fica como cuscuz, porém mais branda. Desta maneira se come e é muito doce e
saborosa."
"Fazem desta massa os
famosos "beijus", que é o mantimento que muito saboroso e inventado
pelas mulheres portuguesas."

Por serem de mais fácil
digestão, os produtos de mandioca foram preferidos por muitos ao pão de trigo.
Ninguém poderia supor ou
adivinhar que a mandioca, a fartura do Brasil, fosse tão perigosa aos
inexperientes. "Porque é a mais terrível peçonha que há no Brasil e
quem quer que beba a água da mandioca, bebe e não escapa, por mais contra
venenos que lhe dêem..."
Um abuso desse terrível veneno
nos permite dar uma rápida vista aos costumes daquele tempo. No sumo espremido
se criam uns vermes brancos que são peçonhentíssimos, com os quais, muitas
índias mataram seus maridos e senhores. Também as mulheres brancas se
aproveitaram deste meio contra seus maridos. Bastava lançar um destes vermes na
comida de uma pessoa para que esta não escapasse da morte.
Apesar desta qualidade
mortífera, chegou a ser o sustento e o pão quotidiano deste vasto país.Um
cataplasma de mandioca preparada com o caldo, era considerado excelente remédio
para abcessos. O suco era usado como vermífugo e aplicado a feridas antigas a
fim de corroer o tecido afetado. Para alguns venenos e também para a mordedura
de cobra, o suco da mandioca era considerado poderoso antídoto. Em estado
natural, era ainda usado para limpar ferro. O tóxico da planta está localizado
exclusivamente na raiz. Houve historiador que, não sem razão, tentara deduzir
deste fato o alto grau da intelectualidade dos índios, ao menos dos seus
antepassados.
Não é de admirar, pois, que
procurassem para esta planta singular uma origem superior e que a encontraremos
no domínio das lendas.
Sobre a origem da mavina, existe a seguinte lenda
brasileira:
Em tempos remotos, revelou-se
grávida a filha de um morubixaba nas margens do Amazonas. Seu pai, querendo
punir o autor de tanta desonra, perguntou quem era seu pérfido amante.
A jovem respondeu que não tivera
contato com homem algum. Admoestou-a o velho e empregou para tanto, rogos e
ameaças, e por fim castigos severos. Mas a jovem persistiu na negativa.
O chefe tinha deliberado
matá-la, quando em sonho, lhe apareceu, que lhe disse que a jovem era
completamente inocente. Conteve-se, desta forma, o irritado morubixaba. Sua
filha deu à luz a uma criança encantadora, branca, que com poucos meses falava
e discorria perfeitamente. Não só a gente da tribo, como também a das
nações vizinhas vieram visitá-la para ver esta nova e desconhecida raça.
Passou a chamar-se de Mani. De inteligência aguda, Mani passou a ser querida
por todos de sua tribo. Contudo, a criança não viveu muito tempo, e morreu
logo ao primeiro ano de vida.
O chefe da tribo mandou
enterrá-la ao lado de sua maloca. Diariamente regavam a sua sepultura, segundo
antigo costume da tribo. Muito breve, brotou uma planta que, por inteiramente
desconhecida, deixaram crescer. Floresceu e deu frutos. Os pássaros que deste
comiam se embriagavam, fenômeno que, desconhecido dos índios, argumentou-lhes
a admiração. Afinal fendeu-se a terra, cavaram-na e na forma de tubérculo ou
raiz, limpando-a, viram que era muito branca, como o corpo de Mani. Acreditando
ser a planta reencarnação da criança, deram-lhe o nome de Mani. Comeram-na e
fizeram uma bebida fermentada que foi seu vinho.
Este vinho, preparado com a
mandioca cozida, é o "cauim", bebida predileta dos índios do Brasil,
no tempo do descobrimento, e segundo o Visconde de Beaurepaire-Rohan, era ainda
o fim do século passado usada na Província do Espírito Santo.
Segundo uma lenda dos índios
Bacairi do rio Xingú a mandioca nos veio por intermédio de Keri, o herói dos
mitos desta tribo, do veado (cervus simplicicornus). O veado, por sua vez,
recebeu do peixe bagadu (practocephalus) ou pirara.
O
veado tinha sede e procurou a água. Achou então o bagadu em uma sanga em que
entrara na enchente e de onde depois de baixar a água não pode sair. O bagadu
com dificuldade respirava ainda. Então disse ao veado:
-
Leva-me, faz uma corda de embira para me levar.
Feito
isto, o veado o ligou sobre o dorso e assim o levou a beira do rio Beijú.
-
Aqui queria descansar, disse o veado, pois teve medo de descer ao fundo do rio.
O bagadu, porém não quis, então foram juntos e laçaram-se ao rio. O veado
gostou do contato com a água, sendo assim, o bagadu levou-o a sua moradia.
Chegados lá, bebeu o veado pogü, comeu também beiju (até então
desconhecidos dele). O bagadu levou o veado a roça de madioca, tiraram ramos e
ligaram três. Agora foram para casa.
-
Amanhã vou me embora, disse o veado e dormiu a noite em casa do bagadu.
A
seguinte madrugada, disse o bagadu:
-
Leva os ramos da mandioca e planta-os.
O
veado voltou para casa com seu filho, levando os ramos para casa. Descansaram um
pouco, depois derrubaram árvores no mato, acenderam fogo, queimaram a lenha e
plantaram. Então, o veado ficou o senhor das mandiocas. Keri o encontrou e
pediu-lhe mandioca, pois até então tirava o seu beiju da terra vermelha no
salto do Paranatinga.
Conversando
ambos chegaram a brigar. O veado não quis largar a mandioca. Então Keri ficou
bravo, segurou o veado pelo pescoço e assoprou, começou subitamente a possuir
uma armação, Keri porém riu-se dizendo:
-
Eis aqui como apareceu dono da mandioca e tomou-a, dando-a de presente as
mulheres dos Bakairi mostrando-lhes como foi ensinado pelo veado que deviam
fazer, para que não morressem do veneno. O veado tem agora sua armação com
folhas e rói a casca dos ramos.
Os
Bakairis estão convencidos que o veado ensinou a Keri e aos avós como se pode
usar e comer a mandioca.

Texto pesquisado e desenvolvido por
Rosane Volpatto


|