OS FILHOS DO SOL

Pachamama, Santa Tierra
Kusiya, kusiya!
Vicuña cuay,
Amá mi naicho,
Kusiya, kuisya!...  

"O homem andino passou a chamar-se Filho do Sol, porque seu ideal era ativar o seu "Sol Interno", reconciliando-se  com as forças femininas da Pachamama (Mãe Terra) e com as forças masculinas de Viracocha (Grande Criador).
     O "Filho do Sol" é o compromisso com a unificação e o crescimento, um compromisso de viver profundamente os seus poderes e de ser  tão brilhante quanto o nascer do Sol."

O IMPÉRIO DOS QUATRO QUADRANTES

              

Em finais do século XII de Nossa Era, a pequena tribo dos Incas chega ao Vale de Cuzco. Segundo uma lenda, conta-se que de uma caverna a 30 Km ao sul do Vale sa'ram quatro irmãos: Ayar Cachi, Ayar Uchu, Ayar Auca e Ayar Manco, também conhecido como Manco Cárpac. Sem pais, sem terras, em extrema pobreza, migraram pelo Vale sem rumo certo, até que Ayar Cachi, voltando à caverna, se transformaria em Huaca (entidade divina), ficando petrificados seus irmãos Ayar Uchu e Ayar Auca.

 Manco Cárpac, o último irmão, lançando no ar o seu bastão de ouro e simbolizando com isso o fim da vida errante e sem rumo, tomou sua irmã como esposa. Reuniu então, as populações dispersas que viviam em plena "barbárie" no Vale, teria lhes dado acesso a formas mais "civilizadas" de viver. No mito da caverna, Manco Cárpac, é, pois, o fundador do Império Inca e herói civilizador de toda a humanidade.

 Os Incas desenvolveram uma civilização muito avançada que ocupou quase toda a América do Sul por aproximadamente cinco séculos. A cidade de Cusco, capital do Império, e Machu Picchu, uma misteriosa cidade descoberta no início do século são a expressão máxima de religiosidade e poder da civilização Inca.

A ENCARNAÇÃO DO SOL

O Império Inca se constituía de uma espécie de monarquia teocrática hereditária, na qual os poderes do governante,o INCA, só eram limitados pelos costumes da comunidade. Ele era, tal qual como o faraó egípcio, considerado descendente direto do Sol  e sua encarnação, sendo adorado como um deus. Era também legislador e o comandante supremo do exército. 

                  

REPRESENTAÇÃO DO TEMPO HISTÓRICO

 

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O tempo para os Incas era pensado como um tempo cíclico. O tempo atual é entendido como a "Quinta Idade" (Quinto Mundo).

A Primeira-Idade (Primeiro Mundo), foi intitulada de "Homens de Viracocha", seu fim deu-se com as guerras, a peste e com a rebelião dos objetos contra seus senhores.

A Segunda-Idade (Segundo Mundo), seria a dos "Homens Sagrados" e seu fim foi o de arderem com o Sol.

A Terceira-Idade (Terceiro Mundo), foi a dos "Homens Selvagens", que chegaria ao final com o Dilúvio Universal.

A Quarta-Idade (Quarto Mundo), a os "Homens Guerreiros "terminaria com a decadência completa.

A Quinta-Idade (Quinto Mundo), a "Idade dos Incas", seria o tempo cíclico da etnia que veio regenerar os homens, o corolário e cumprimento das quatro idades precedentes.

A MULHER DO QUINTO MUNDO

                  

Quando nos referimos a "Mulher do Quinto Mundo", devemos ter em mente, que ela nasceu com as quatro raças e com os quatro mundos. Esta mulher tem como missão o despertar da espiritualidade e com a conseqüente transformação de todos os seus valores. Ela deverá também ajudar seu companheiro de caminhada a trilhar este novo caminho.

A Mulher do Quinto Mundo é protagonista anônima, não de um Novo Planeta que está nascendo, mas sim de um novo ser que desponta dentro dela e da felicidade que deve estar dentro de cada célula para favorecer sua evolução.

Não viemos para este Planeta tão somente para decidirmos que profissão vamos nos ater e dedicar, ou simplesmente nos tornarmos seres sedentos de poder e ambição. É lógico, que necessitamos que nossa matéria seja alimentada, vestida, protegida e precisamos de um lugar digno para habitar. Mas, satisfeitas estas primeiras necessidades, é imprescindível que se compreenda a nossa essência divina. Quem chegar perto de compreender estes mistérios sagrados, com certeza, será um melhor pai, uma melhor mãe, um melhor governante, ou seja, um melhor ser humano.

PANTEÃO INCA

         

A divindade suprema da religião Inca era o Sol  (Inti, deus do Alto) e também, Viracocha (deus de Baixo) , a cujo o culto estavam dedicadas as "Virgens do Sol", comparadas às vestais romanas.

Viracocha e o Sol são deuses complementares. O Sol refere-se ao céu, fogo, a serra  e ao alto; Viracocha aponta para a Terra, a água, a costa, o baixo. Este deus, teve seu culto imposto e difundido a todas as comunidades conquistadas nos Andes Centrais por razões de ordem política. 

Viracocha era o deus criador e civilizador do universo. Terminada sua obra de gênese material e humana, partiu andando pelo mar na direção oeste.

Inti, o deus Sol, era a divindade protetora da Casa Real. Seu calor era vital para as plantas crescerem. Um rosto humano sobre um disco radiante era a sua representação. A sua grande festa, o INTI RAME, é realizada no Solstício de Inverno. Para lhe dar boas-vindas os Incas ofereciam-lhe uma fogueira junto com folhas de coca e milho.

"Oh, Criador, Sol e Trovão,

sede jovens sempre!

Multiplicai os povos!

Deixai que vivam em paz!"

 

A esposa de Inti, era Mama-kilya, a Mãe-Lua, encarregada de regular os ciclos menstruais das mulheres.

Apu Illapu, era o deus da chuva, uma divindade agrícola muito cultuada. Em épocas de seca, era grande a peregrinação aos seus templos sagrados, construídos em regiões altas.

 

Outros deuses igualmente importantes são Pachamama, a Mãe-Terra, Senhora das Montanhas, das Rochas e das Planícies e seu marido Pachacámac, o espírito que alenta o crescimento de todas as coisas, espírito pai dos cereais, animais, pássaros e seres humanos.

RITUAIS

A Via-Láctea para os Incas, toma o nome de "Mayu", o "Rio Celestial" e serve como eixo de orientação ritual.

Na antiguidade este povo acreditava que o sagrado sempre se apresentava de modo simétrico e espelhado. O Vale Sagrado, segundo esta concepção é um reflexo da Via-Láctea.

Segundo Chaski (divulgador da cultura Inca), a Vida não é exclusiva do homem, mas também sopra e existe em tudo que nos circunda. Está em tudo que vemos, tocamos, sentimos e até no que não vemos. A Vida abarca tudo e nos afirma que nosso planeta é o principal sustentador de tudo que existe. A Pachamama vem nos ensinar a amar tudo incondicionalmente, pois é amando tudo que nos tornaremos sábios.

FESTA INTI RAYME

           

Esta é a festa mais popular Inca. Se festeja na entrada do Solstício de Inverno (24/08). A cidade onde ocorre as festividades, neste dia fica lotada, vem gente dos povoados vizinhos e muitos turistas.

Todos os anos nos Vales Calchaquies (Peru) se elege uma Pachamama para relembrar a velha lenda da Pachamama Inca, esposa de Pachakamac, um dos principais deuses Incas.

Como tantos outros mitos, na Pachamama concentra-se a crença primária sobre a existência de quatro princípios: a água, o Sol, a Lua e a Terra. Durante um ritual em sua homenagem é oferecido bebida à Terra.

    

A mesa do Ritual deve ser composta de diferentes elementos como:

1. Comidas: carne assada, batata cozida, milho tostado, pão, caramelos, lhamas e porcos.

2. Oferendas líquidas são colocadas em fontes chamadas de Phaqcha, Chachi,  a ayahuasca, agna e o sangue de animais (lhamas) são irrigados no templo, como sacrifício. Os animais são sacrificados para que se busque prever o futuro pelo estudo de suas vísceras, coração, pulmões e outros órgãos.

 

A. Ayhuasca - bebida sagrada feita com duas plantas amazônicas.

 

B. Agna - bebida alcoólica fermentada a partir do milho. Seu preparo é impressionante. As mulheres incas mastigam o milho e o devolvem para um jarro de barro, que junto com o acréscimo de água e outros ingredientes, fermentarão à temperatura ambiente. 

 

C. Chica - é elaborada com a água cristalina de Cusco. Sua preparação requer conhecimento, cuidados e muitas horas de trabalho. Esta bebida só pode ser preparada por mulheres e é sempre ofertada como pagamento em rituais como os para Pachamama(Mãe-Terra) e ao Apus(Montanhas Sagradas).

 

3. Tabaco

 

5. Incenso

 

6. Folhas de coca, para serem mastigadas e ofertadas a deusa.

 

7. Música: é um elemento indispensável, executada por harpas, acompanhadas de clarim e cornetas.

 

LIMPEZA DOS CHAKRAS

 As cerimônias para limpeza dos chakras são também executadas no Solstício de Inverno, na Festa de Santiago, por volta do dia 24 de julho.

RITO DE FERTILIZAÇÃO DA MÃE-TERRA

O rito de fertilização da terra inicia-se em setembro. Esta é uma cerimônia que homens e mulheres participam. Depois do ritual de abrir sulcos na terra e prepará-la para o plantio, bebe-se a "chicha", que é a bebida específica para estes rituais e depois de jogá-la ao solo, todos os homens e mulheres têm licença para fertilizar o mundo.    

  

   

A MESA ANDINA

 

 

                                                                      

Obedecem os pontos cardeais da seguinte forma:

 

 

SÍMBOLO

ELEMENTO

ENERGIAS

COR

SUL (Qollosyo)

Cura Física - quando estamos alinhados com a Pachamama

Terra

Anaconda

Amarelo

OESTE (Kuntisuyo)

Corpo Emocional - quando estamos alinhados com a energia da Lua, Mama-Killa

Água e Lua

Golfinho/Baleia

Branco

NORTE (Chinchaysuyo)

Corpo Espiritual - quando nos alinhamos com a energia do Criador Supremo: Viracocha

Céu, Ar e Vento

Águia/Condor

Preto

LESTE (Antisuyo)

Corpo Mental - quando nos alinhamos com o Sol interno e externo, Inti

Fogo

Puma/Jaguar

Vermelho

CENTRO (Misarumi)

Corpo Elevado -quando nos alinhamos com a energia do Arco-íris, Kuychi

Arco-íris

Lama

Arco-íris

             

 

 

A Mesa do Curandeiro representa o mapa energético do Universo. Ela também é a síntese das tradições xamânicas peruanas, que se fundem com as tradições sagradas do mundo. Entretanto, a Mesa deve refletir as experiências e as tradições individuais do seu possuidor.

 

 

Texto pesquisado e desenvolvido por

 

 

 

ROSANE VOLPATTO