ATIVIDADES
DAS FADAS
DA ÁGUA

CARACTERÍSTICAS COMUNS
No que se refere
as características comuns que adotam esses espíritos femininos da natureza,
tanto se são fadas encantadas como fadas da água, são muito similares:
*Todas são seres
femininos e vinculados a natureza, sobre tudo ao mundo aquático, florestal e
telúrico.
*Numerosas lendas
as descrevem com cabelos dourados, os quais penteiam com pente de ouro.
*Tem voz muito
sedutora.
*Seus olhos são de
um verde muito profundo.
*Algumas parecem
nuas e outras vestem túnicas brancas ou prateadas, providas de capas.
* Lavam meadas de
lã cujos fios parecem ser de ouro, e fiam as ditas meadas com uma roca de ouro.
*Cuidam de
galinhas e porcos que possuem o aspecto áureo.
* São encontradas
na entrada de covas ou na margem das fontes.
*Gostam de dançar
em corro.
*Possuem suntuosos
palácios e reinos.
*São guardiãs de
fabulosos tesouros de todo o tipo que estão encantados. Se alguém as liberta ou
desencanta, essa riqueza passa ao libertador.
* Se apaixonam por
mortais e, as vezes, se casam com eles.
*Roubam crianças e
jovens humanos, trocando-os, as vezes, por réplicas.
*Cuidam do gado,
sobre tudo de touros e vacas.
*Podem se
transformar em animais ou em pessoas do sexo oposto.
*Podem proferir
ameaças, profetizar desgraças e lançar maldições.
*Em muitas
ocasiões, esses seres se apresentam na forma humana, porém com alguma
deformidade: grandes seios (ijanas), pés de cabra ou de foca (lamias), cola de
peixe (sereias), etc.
*Podem ser
incapazes de aprender a contar.
*No dia e noite de
São João é quando podem perder a invisibilidade e transformarem-se em belas e
perfeitas mulheres. Também é o dia que se dá as condições favoráveis para serem
desencantadas.

CONSTRUTORAS DE MEGALITOS
As maiores
concentrações de megalitos estão nas zonas da Cornualha, Bretanha, Galícia e, em
menos proporção, na Catalunha e na região vasco-navarra.
Na Península Ibérica, a maior
acumulação de restos megalíticos encontra-se na zona montanhosa que se estende
dos maciços do cabo Creus, serra da Roda e da Alvera. Sua idade oscila entre
6.000 a 3.500 anos. Todos eles estão a 150 Km da costa. É também surpreendente a
quantidade de lendas que estão associadas a esses monumentos, sempre contando
com a presença de seres mágicos com aparição de diversas entidades femininas.
Existe, crenças que atribuem,
virtudes energéticas, curativas e que fossem pontos de sinalização de tesouros
ocultos. Sua construção é atribuída a diversos personagens míticos, gigantes,
anões, duendes, bruxas, lamias, fadas, e por essa razão, muitos monumentos
receberam o nome de "Casas das Fadas", "Covas das Mouras", "Casas das Bruxas",
etc.
O povo celta, atribuía a
construção dos monumentos megalíticos aos filhos da Deusa Danann, os Tuatha de
Danann (segundo a versão irlandesa). Para alguns historiadores, as primeiras
invasões célticas na península Ibérica aconteceu no século IX a. C. Ao chegarem,
em virtude de seus grandes conhecimentos, usavam essas construções como sinais
astronômicos, sendo lugares para celebrar suas reuniões sagradas. Era através
dos druidas, que se colocavam em contato com as entidades da natureza para obter
todo o tipo de informação cosmotelúrica.
Existem algumas lendas que afirmam
que são as fadas as responsáveis por essa obra colossal. Nos prados de Ribera,
na Espanha, abundam grandes paredões construídos com enormes bloco aplainados de
granito, que os aldeões atribuem as fadas, lugar onde seguramente já viveram em
outros tempos.

MÚSICA E DANÇA
Todos sabem que as fadas gostam de
música suave e melodiosa. Elas têm verdadeiro pavor de raios e odeiam ouvir sons
de tambores e sinos, que possuem o poder de afugentar os malefícios. Mas, o que
mais as aterroriza em relação aos sinos, não é tão somente o som, mas também por
serem feitos totalmente de ferro, metal que as deixam apavoradas. As Fadas não
possuem nada de ferro, em troca, usam ouro para confeccionar suas armas e
utensílios domésticos.
As fadas têm instrumentos musicais
com os quais acompanham suas canções, sendo os mais habituais, os de corda, como
as harpas, os violinos, guitarras e outros menos conhecidos como o berimbau.
Elas são aficionadas pela música e pela dança, que realizam principalmente na
primavera, perto da meia noite, momento que se reúnem no cume das montanhas e
dançam, as vezes freneticamente, quase toda a noite. Pelos famosos "anéis de
fadas", se pode descobrir os mágicos enclaves onde tem lugar esses bailes e,
possivelmente, a entrada de suas moradas.
O baile sempre se realiza em
círculo ou em corro, porém dando-se as costas. Esse dado é confirmado pelo
testemunho já realizado por algumas pessoas, que afirmam que as fadas cantam e
dançam de mãos dadas, mas sem olharem-se se frente, mas sim com as costas
voltadas para o interior do círculo. Os homens devem abster-se de participar de
seus bailes, pois sua música e sua dança são de tal intensidade e embriaguez que
os seres humanos são atraídos ao corro, mercê de um feitiço mágico que lhes
impele a unir-se a elas, e podem chegar a morrer de esgotamento sem dar-se
conta, pois uma vez que começam não podem parar. Só existe uma maneira de romper
esse feitiço dançante, e és que seus amigos, fazendo uma cadeia humana, desde o
exterior do círculo e agarrando-lhe pela roupa, puxem-no fortemente,
deixando ao menos um pé fora.
O baile das fadas deve
forçosamente terminar ao amanhecer, momento em que os primeiros raios de sol
começam a despontar, e rapidamente se retiram aos seus belos palácios entre as
rochas ou para o interior de uma fonte, cujas entradas cobrem as águas.
Quando dançam, as fadas o fazem em
torno de um montão de rosas que logo são espalhadas pelas encruzilhadas dos
caminhos.

ASPECTOS DAS FADAS
A imagem clássica das fadas é que
são pequenas e lindas criaturas, de olhar fascinante, com longos e brilhantes
cabelos, cuja beleza era louvada pelos poetas clássicos, desde Homero a
Eurípides.
Possuem também, em alguns casos,
uma certa capacidade de metamorfoses, porém geralmente aparecem com o mesmo
aspecto. Podemos vê-las vestindo luxuosas roupas, sem desdenhar por isso o seu
"traje de Eva", surgindo nuas entre as flores. Brilham com luz própria e algumas
têm asas que lhe permitem voar, embora não as usem muito. Há ainda algumas, que
usam um cajado mágico, que utilizam para lograr seus propósitos, o qual, na
forma de uma varinha mágica, acabou associado para sempre a imagem das fadas em
todo o âmbito mitológico do Ocidente.
Outra característica importante
das fadas é a voz. Todo aquele que já teve oportunidade de ouvi-las, dizem que é
doce e muito bonita, como um canto de pássaro. Já seus cabelos são loiros
ou de castanho claro, brilhantes como o sol. Geralmente estão soltos sobre as
costas, ou então tramados em tranças. A imagem mais reiterada nas lendas é de
uma fada penteando continuamente seu cabelo com pente de ouro.

MODO DE VIDA E
ATIVIDADES
As fadas possuem uma grande
reputação, devido as suas diversas atividades. Seu mundo não é muito diferente
do da humanidade. Entre elas há crianças e anciões e praticam toda a classe de
negociações e ofícios: possuem gado, cães, armas, necessitando de comidas,
roupas, sonhos e estão sujeitas a enfermidades que podem matá-las. Todas as
pessoas que já conseguiram penetrar em seus reinos, encontraram lá, habitantes
dedicados a ocupações similares a dos homens: há mulheres fiando, tecendo,
moendo grãos, cozinhando, fazendo manteiga, etc., e homens dormindo, dançando,
divertindo-se, ao sentados ao redor do fogo. As vezes, alguns residentes se
ausentam em expedições ou excursões de prazer. As mulheres cantam enquanto
trabalham.
As fadas possuem existência
própria e independente, vivem sua vida em países subterrâneos ou subaquáticos,
ou em ilhas encantadas no meio do mar. Cavalgam, celebram festas, organizam seus
mercados ou feiras, praticam seus ofícios, fazem sapatos, trabalham em minas e
só de vez em quando, nos encontramos com exemplos extraordinários de sua
necessidade da humanidade.
As histórias mais freqüentes são
os raptos de bebês humanos, deixando no lugar seus próprios filhos, mais fracos
ou enfermos. Para esse caso, esbarramos no terreno das possibilidades, pois não
sabemos ao certo as motivações que levam as fadas a proceder dessa maneira.
Há uma teoria que diz que as fadas
são uma raça em franca decadência genética e por isso, suas visíveis
manifestações são cada vez menores. Elas sentem fascinação pela vitalidade
humana, motivo pelo qual foram impulsionadas a seqüestrar suas crianças,
na tentativa de fortalecer sua raça com sangue novo. O sangue humano, portanto,
parece necessário para repor as existências feéricas.
As fadas também se aproveitam da
inteligência e da força dos seres humanos efetuando também seqüestro de
parteiras, para que as ajudem nos difíceis partos "feéricos", ou para amamentar
seus recém-nascidos que, geralmente, são fracos e doentes.
Há entretanto, uma outra teoria,
que diz que a cada sete anos o diabo ou outra entidade maléfica exige um tributo
de sangue do reino das fadas e só podem pagá-lo raptando um bebê humano.
Mas pergunta-se, o que deixam no
lugar da criança? Ao que parece, existem várias versões, desde que deixam em seu
lugar um velho elfo, ou uma criança raquítica, a qual morre em poucos dias e, há
as que asseguram que é realmente um pedaço de madeira que, por encantamento
especial, tem a aparência da criança roubada. O que se sabe, é que o bebê que é
trocado pelas fadas sempre é muito pequeno e nunca obtêm um crescimento normal.
Ao chegar aos vinte anos, terá a altura de dez, isso com sorte, pois geralmente
são muito doentes e não alcançam essa idade.
Katharine Briggs em seu "Diccionario
de Las Hadas", que há três tipos de "changelings", ou impostores:
1. Um pedaço de madeira, é o
método que costumam usar na troca de pessoas adultas capturadas. Esse é o caso
das amas de leite ou parteiras, representando a "cópia" exata da dita pessoa.
2. O enfermo bebê da fada, a quem
o nutritivo leite da mãe humana pode dar-lhe a oportunidade de salvação. A fada
ficaria com o bebê humano saudável.
3. A fada velha e enrugada que,
cansada de sua vida, prefere ser alimentada e minada por uma mãe adotiva,
transformando-se para ela em uma criança.
Ao que parece, as fadas querem que
seus filhos fracos possam ter chance de sobreviver com o leite e os alimentos
humanos, preferindo levar para seu mundo os belos e robustos bebês humanos para
fortalecerem com seu sangue novo o País das Fadas. Mas tais permutas só são
satisfatórias para as fadas e não para as mães humanas.
Na Grã-Bretanha, existem
sortilégios e conjuros mágicos que pode-se se realizar para se descobrir se uma
criança foi trocada pelas fadas. Um deles manda que se pegue uma dúzia de cascas
de ovos, que devem ser colocadas em uma panela com água fervendo. Se a criança
for um elfo, começará a falar (algo que não seria possível por causa da pouca
idade) com expressões como essas:
-"Que estás preparando mamãe?" o
-"Estou a quinhentos anos no mundo
e jamais vi um cozido de cascas antes!" . Isso é eficaz, pois quando os
impostores são muito velhos, sempre acabam revelando a sua idade.
Na Escócia, o povo acredita que
seus crescentes desejos de tocar gaita os delata.

Texto pesquisado e desenvolvido
por
ROSANE VOLPATTO







